terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Filé mignon rôté com molho roquefort e batata gratinada, um prato rápido, fácil e chiquérrimo...


E o Carnaval acabou... Então, voltamos a ativa...
Hoje irei falar sobre o Filé mignon rôté, que preparei antes do carnaval e devido a festa não consegui postar.
Para minha querida amiga Débora Moassab, que me cobrou a receita.
Resolvi ir para a cozinha preparar um filé mignon, então fui para a net pesquisar alguma receita, para ter base e dar meu toc.
Me aventurei então com o “Filé mignon rôté com molho roquefort e batata gratinada”, um prato super fácil, rápido e chiquérrimo. E claro não tem como ficar ruim, já que a base é filé mignon, roquefort e batata (rs...).
E claro, não posso deixar de mais uma vez citar meu amigo Carlos do Sabor e Vinho, que indicou para esse prato o vinho tinto português Ciconia, que sem sombra de dúvidas harmonizou perfeitamente com o prato.

Vamos à receita:

Filé mignon rôté com molho roquefort e batata gratinada


Vinho Português Ciconia

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 4 porções

Batata gratinada

Ingredientes:
  • 1 kg de batata
  • 20 g de manteiga
  • 1 litro de creme de leite
  • Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto.

Molho Roquefort

Ingredientes:

  • 600 ml de creme de leite
  • 200 g de queijo roquefort picado
  • Carne
  • Ingredientes:
  • 4 medalhões de filé mignon (200 g cada um)
  • 30 g de manteiga

 Modo de fazer:

Batatas gratinadas:

Com a manteiga, unte uma forma de 30 cm de espessura e 20 cm de largura. Descasque as batatas e corte-as em laminas. Regue o fundo da forma com um pouco de creme de leite e coloque uma camada de batatas. Distribua por cima, o sal, a pimenta, a noz-moscada e o creme de leite até cobrir as batatas. Coloque mais uma camada de batatas e repita o processo até esgotarem os ingredientes (são creca de 3 camadas). Leve ao forno por 30 a 40 minutos. Verifique se as batatas estão macias. Se estiverem, espere secar o excesso de creme de leite e deixe dourar.

OBS: Eu optei por misturar o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz moscada em uma tigela, antes de colocar nas batatas.

Filé Mignon:
Numa frigideira, aqueça bem a manteiga. Junte os medalhões e frite-os em fogo médio, até atingir o ponto necessário.

Molho Roquefort:
Numa panela pequena, coloque o creme de leite e o queijo. Leve ao fogo baixo e bata lentamente até derreter o queijo. Não pare de bater para o queijo não grudar no fundo. Assim que ferver, deixe reduzir até dar a consistência de molho. Distribua o molho nos pratos, complete com a carne e sirva com as batatas. Decore com tomatinhos fritos.

Bom apetite, agora é só se deliciar e impressionar seus convidados!!!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Brochete de Mignon do Restaurante Bardolino, simplesmente DIVINO.



Olá, hoje irei falar sobre um dos meus restaurantes preferidos o Bardolino dos meus queridos amigos Lino e Marilia Chiappetta.
O premiado restaurante conta com um diversificado e saboroso cardápio, e ao contrario do que algumas pessoas pensam não é caro, um bom exemplo é o filé mignon a parmegiana, para quatro pessoas comerem muito bem, além de delicioso o prato custa R$82,00, ou seja, 20,50 por pessoa, se você for a um restaurante à kilo com certeza gastará mais, e não comerá filé mignon, nem muito menos esse prato, que dá vontade de ajoelhar quando degustado, de tão maravilhoso que é.
O filé a parmegiana e o brochete de mignon, são meus favoritos do cardápio.
Sem contar o chopp Brahma, que por vários anos consecutivos recebe o premio como o melhor do Litoral Paulista.
No domingo eu e o Ewaldo fomos até o Bardolino nos deliciar com o Brochete de mignon, de entrada comemos o couvert de azeitonas temperadas, queijo roquefort, manteiga e pão italiano, tudo acompanhado é claro, do melhor chopp, em seguida, mais uma vez pude me fartar e ter o prazer de saborear o brochete de mignon, que é servido no prato, são dois medalhões de mignon envolvidos no bacon, com tomatinhos e cebolinhas, arroz com farofa e a tradicional batata frita do Restaurante.
Para os que ainda não tiveram o prazer de conhecer as maravilhas servidas no Restaurante Bardolino, faço questão de indicar, que tenho certeza que assim como eu irão amar.

Restaurante Bardolino  
“O melhor da culinária paulistana em Ubatuba”.
Rua Dr. Esteves da Silva, 18, centro. Tel. 3832-1733
Abaixo as fotos dos pratos e do chopp
A entrada


O Chopp


Brochete de Mignon


Brochete de Mignon




sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Restaurante Francisco um jantar inesquecível 


Fachada da casa 
Ontem a convite dos queridos Tato e Sueli, proprietários do Restaurante Francisco, eu e Ewaldo fomos mais uma vez jantar nesta casa, que é linda e muito bem montada, com uma decoração rústica, elegante e aconchegante. E a comida meus amigos, é dos deuses!!!
Chegando, fomos recepcionados pelo sempre simpático Tato e pelo gentil e competente garçom Vanderlei.
De entrada comemos um pão australiano divino com manteiga de ervas e maionese de alho, seguido por uma deliciosa Salada Primavera (mix de folhas, morango, nozes, queijo brie e aceto balsâmico caramelizado), para acompanhar nada melhor do que um vinho, então, optamos pelo italiano Boccantino, que harmonizou perfeitamente, tanto com o meu prato, quanto o do Ewaldo.
Após a salada vieram os pratos principais, o Ewaldo optou pelo “Medalhão de Mignon ao Povre” e ficou se deliciando. Eu tive o grande prazer de saborear o “Steak de mignon na crosta de mostarda Dijon com risoto de castanhas com mel”. Gente... vocês não têm ideia deste prato, é simplesmente dos deuses!!! Sabe quando você come e sente a felicidade entrando pela sua boca junto com a comida? Foi isso que senti, um sabor indescritível junto a uma sensação de bem estar fantástica.
Então não posso deixar de citar o nome dos responsáveis por essa felicidade gastronômica, são eles os Chef’s Jessé Ferreira e Bruno Stachov.
Essa é mais uma de minhas aventuras culinárias e faço questão de indicar a todos vocês o divino restaurante Francisco a única risoteria de Ubatuba.
Rua Milton de Holanda Maia, 160, Itaguá (rua lateral ao Shopping Porto Itaguá). Tel. 3833-6854

Abaixo, estão as fotos da sequencia dos pratos

Pão australiano divino com manteiga de ervas e maionese de alho

Salada Primavera


Vinho  tinto italiano Boccantino

Steak de mignon na crosta de mostarda Dijon com risoto de castanhas com mel

Medalhão de Mignon ao Povre

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Massa fresca de talharim com bacon
Rápido e fácil 

Massa fresca de talharim com bacon


Olá, na última terça com aquela chuvinha pensei... Estou com preguiça... Vou fazer uma massa, então passei no supermercado Paulista, para comprar a massa fresca de talharim da sadia e fui para casa para mais uma aventura na minha cozinha, dessa vez preparei um prato rápido e delicioso, que em 15 minutinhos já esta pronto para servir.

Vamos à receita:


Massa fresca de talharim com bacon


Tempo de preparo:
15 minutos

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
  • 500 gr de massa fresca de talharim
  • 2 cx de creme de leite
  • 200 gr de bacon cortados em cubos
  • 4 dentes de alho
  • Pimenta do reino a gosto
  • 100 ml de leite
  • Sal a gosto


Modo de fazer:

Em uma panela frite o bacon, quando ele estiver fritinho, escorra todo o óleo e acrescente o alho, em seguida coloque o creme de leite e mexa bem, coloque o sal, a pimenta e o leite aos poucos, vá mexendo até dar uma consistência de molho grosso.
Em outra panela cozinhe o macarrão por 3 minutos, escorra misture no molho e pronto, polvilhe parmesão fresco ralado e BOM APETITE!!!

Amanhã trago a receita do que em minha opinião, foi o melhor prato que já cozinhei na vida.
Medalhão de filé mignon ao molho roquefort, acompanhado de batatas gratinadas.


Massa fresca de talharim com bacon


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013




Risoto de frango do Kakalo


Risoto de frango do Kakalo

Meu cunhado Kakalo, vem para Ubatuba uma vez por ano, e sei que ele adora uma comidinha caseira e principalmente o risoto de frango que faço, que é um prato simples, gostoso e fácil de fazer. Afinal, não dizem que risotos são pratos de homens, já que a maioria dos homens quando vão para a cozinha sua especialidade é sempre risoto rsrsrsrs.
Voltando ao meu cunhado Kakalo, o convidei para jantar na semana passada junto com sua linda e simpática filha Maitê, preparei os ingredientes, passei mais uma vez no meu consultor para harmonizações de vinhos Carlos, que me indicou o vinho italiano Caldora Sangiovese , delicioso que mais uma vez ficou perfeito com o jantar.
 Kakalo chegou em casa, trazendo seu amigo de sempre o “Campari “e ali nos reunimos eu, Ewaldo,  Kakalo, Maitê e meu enteado Renan, que preferiu seu tradicional prato de arroz, feijão, bife e batata palha, com uma boa conversa, enquanto eu cozinhava.

Então vamos à receita:


                       Risoto de frango do Kakalo


Risoto de frango do Kakalo

Tempo de preparo:
40 minutos

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
  • 1 kl de peito de frango cosido e desfiado
  • 200 gr de arroz (eu não gosto do arroz especial para risoto, então faço com o comum mesmo).
  • 2 cenouras cortadas em cubinhos
  • 5 tomates cortados em cubos
  • 1 cebola ralada
  • 4 dentes de alho ralado
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Pimenta do reino branca a gosto
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata de ervilha
  • 100 ml de molho de tomate
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 500 ml de água quente
  • 200 gr de parmesão ralado

 Modo de fazer:

Em uma panela funda, coloque o azeite e a cebola, quando ela estiver quase dourada coloque o alho e o doure, em seguida acrescente o frango desfiado e o refogue junto até ele pegar uma cor, coloque os tomates e vá mexendo com uma colher de pau até eles desmancharem, após coloque o arroz o caldo de galinha, as cenouras o molho de tomate, sal, pimenta do reino, o açúcar e metade da água, vá mexendo em fogo baixo até misturar bem. Após tampe a panela e toda hora mexa com a colher de pau, coloque as ervilhas a salsinha e a cebolinha e vá acrescentando a água aos poucos.
Uma boa dica é ficar mexendo de 2 em dois minutos para não grudar no fundo da panela.
Quando a água secar, sirva quente com parmesão ralado por cima e BOM APETITE!!!


Este é meu querido amigo Carlos do Sabor e Vinho, que sempre indica os melhores vinhos e suas harmonizações perfeitas com os pratos.



Na próxima postagem vou falar do talharim de massa fresca ao molho branco com bacon.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Lula recheada com salmão
Um prato leve e saudável.


Olá, após um maravilhoso fim de semana em São Luiz do Paraitinga, curtindo o 28° Festival de marchinhas, estamos de volta ao batente.
Hoje vou falar sobre a lula recheada com salmão, salada verde, molho tare e camarão.
Quarta passada me deu uma vontade de cozinhar algo com peixe e frutos do mar, pensei em fazer um temake, mais logo me veio à ideia de fazer uma lula diferente, quase um temake de lula rsrsrsrs. Então chamei a Wânia, que relutou que não iria, mais eu sei que ela não aguenta e acaba indo, e foi o que aconteceu.
Passei na peixaria Ubatubana, peguei as lulas fresquinhas e limpinhas, e fui até a peixaria do Katito pegar o Salmão e o camarão, também fresquinhos.
Não poderia deixar de passar nos meus amigos Natália e Carlos do Sabor e Vinho, para mais uma vez em minhas aventuras o Carlos me indicar o vinho perfeito para harmonização do prato, desta vez comecei com o espumante Terra Nova demi seco da Miolo e acabei não bebendo o vinho que o Carlos havia indicado para saborear junto com o jantar. Mais como ele sempre diz: Kakau, o espumante combina com tudo, desde a entrada a sobremesa, pude conferir que como sempre, tudo que se diz respeito aos vinhos e suas harmonizações ele tem razão.
Com todas essas minhas aventuras, o Carlos do Sabor e vinho está me ensinado muitas coisas sobre essa deliciosa bebida e o melhor, que existem muitos vinhos baratos e maravilhosos.
Preparei a Lula e eu o Ewaldo e a Wânia, jantamos esse prato leve, que ficou divino.

Então vamos à receita

Lula recheada com salmão ao molho tare

Lula recheada com salmão


Rendimento:
4 porções
Tempo de preparo:
30 minutos

Ingredientes para a lula:
  • 4 lulas frescas e limpas
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 4 palitos de frios para fechar as lulas


Ingredientes para o recheio:
  • 500 gr de salmão fresco bem picadinho
  • 1 maço de cebolinha picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de fazer a lula recheada:
Tempere a lula com sal, pimenta e limão e reserve.
Em seguida em uma travessa misture bem o salmão, a cebolinha, o sal e a pimenta. Abra a lula a recheie com o salmão até em cima, feche com o palito.
Aqueça uma frigideira grande e ante aderente com 3 colheres de sopa de azeite, coloque a lula e deixe dourar de todos os lados.
Retire do fogo corte em rodelas e sirva com molho tare, salada de folhas verde com manga e nozes. Faça uns camarões com alho e limão puxados no azeite por 4 minutos na frigideira, (assim eles ficam crocantes) para acompanhar e decorar o prato.
Há não poderia deixar de passar a receita do molho tare (é bom faze-lo com antecedência, já que o mesmo leva quase 3 horas no fogo).


Molho tare

Ingredientes:
  • 200 ml saquê
  • 200 ml de açúcar
  • 200 ml de molho shoyo


Modo de fazer:
Misture os 3 ingredientes em uma leiteira e em fogo baixo vá mexendo de vez em quando com uma colher de pau até tirar toda a acidez e virar em ponto de cobertura.
Pronto é só esperar esfriar e colocar por cima da lula, da salada, ai vai do seu gosto.
Uma boa dica, é que o molho tare dura muiiiiiiito, então o coloque em um recipiente desses de ketchup e guarde na geladeira.

Lula recheada com salmão



Bom apetite!!!!

Amanhã trago a receita do risoto de frango, que fiz para meu cunhado Kakalo e sua filha Maitê.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



Pizza de brócolis do Restaurante Nativo

Pizza de brócolis do Restaurante Nativo

Olá, ontem me ausentei da cozinha e como boa paulista e neta de italianos que sou, sai para comer uma pizza e beber um chopinho Brahma. E o local escolhido foi o restaurante e pizzaria Nativo, dos sempre, muito queridos e simpáticos Leide e André Demo.

Indo para o Nativo eu e o Ewaldo, ligamos para nosso  amigo o divertido e bem humorado  Ernesto Zambon e o convidamos para jantar .

Eu amo pizza de brócolis e adoro a pizza do Nativo, além do mais, lá posso escolher os ingredientes da minha pizza, pois para mim a pizza de brócolis tem de ser com, catupiry, bacon e alho. Hum!!! Da água na boca só de lembrar...

Vale citar que para acompanhar a maravilhosa pizza o chopp Brahma geladíssimo da casa foi a companhia perfeita.

Hoje então amigos, minha dica fica por conta da deliciosa pizza de brócolis com catupiry, bacon e alho do Restaurante Nativo.



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


O rosbife de mignon, que virou picanha ao molho 

mostarda do Ewaldo.


Picanha ao molho mostarda do Ewaldo


Olá pessoal, hoje vou contar a historia do rosbife de mignon que virou picanha ao molho de mostarda.
Adoro uma receita que sempre fiz deste rosbife de mignon, então pedi ao meu excelentíssimo marido, para passar no açougue Irmãos Ribeiro, para comprar a carne. Sai do escritório e fui para casa. Lá chegando, preparei o molho mostarda, as torradas e reservei, quando fui pegar a carne na geladeira, minha surpresa. Era uma peça de picanha, então gritei lá da cozinha para o Ewaldo que estava no quarto.

- Ewaldo seu maluco, você comprou picanha e não filé mignon,  já fiz até o molho...
- E ele muito esperto e com o raciocínio rápido que tem, me respondeu:
-Kakauzinha meu amor, foi proposital, é que quero aguçar sua criatividade na cozinha.

Comecei a rir, como sempre, ele me faz rir muito, e fui colocar as mãos na massa, pensei  e comecei  a temperar a picanha.  Demorou  como sempre rsrsrs então abri meu vinho branco Miolo Chardonnay Reserva 2009 coloquei na taça de cristal que comprei no Sabor e Vinho e fui me aventurar com a picanha assada...

O mais importante foi o resultado, que modéstia “argentina” a parte ficou MARAVILHOSA!!!

Picanha ao molho mostarda do Ewaldo
Rendimento:
4 porções
Tempo de preparo
1 hora
Ingredientes para a picanha:
  • 1 peça de 1 kilo de picanha
  • 6 dentes de alho ralados
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino branca a gosto
  • 2 colheres de sopa de mostarda Djion com mel
  • 50 ml de vinho branco de preferencia o que você estiver bebendo.


Ingredientes para o molho mostarda:

  • 1 lata de creme de leite
  • 6 colheres de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de mostarda Dijon com mel
  • 1 dentes de alho ralados
  • 1 colher de xá de azeite
  • 50 ml de leite
  • Sal e pimenta a gosto

OBS: Enquanto tempera a picanha acenda o forno a 250° deixe aquecer por 15 minutos


Modo de preparo da picanha:

Pegue a picanha e a coloque em cima do papel alumínio ,em seguida, acrescente o sal, a mostarda,  pimenta ,o alho e espalhe sobre toda a carne por último coloque o vinho, feche o papel alumínio e com a gordura para cima coloque no forno a 180° por 30 minutos, após retire o papel e deixe dourar .

Modo de preparo molho mostarda:

Em uma panela esquente o azeite, doure o alho, coloque o creme de leite as mostardas ,o sal, a pimenta e vá mexendo até engrossar, após vá colocando o leite e mexendo até dar a consistência de creme.
Sirva a picanha cortada em filés de 3 cm com o molho a parte, acompanhados de batata chips, arroz branco e torradas com orégano e azeite....

Bom apetite...

Amanhã posto a lula recheada com salmão que fiz ontem e sua historinha....


Picanha ao molho mostarda do Ewaldo




Hambúrguer de Picanha do Bardolino

Hambúrguer de picanha do Restaurante  Bardolino


Me deu uma fome agora pouco, então desci e fui ao Restaurante Bardolino, parabenizar meu amigo Lino Chiappetta, que comemora seu aniversário hoje. Como ele não estava lá aproveito para deseja-lhe muita saúde e sucesso.
Então, pedi o delicioso Hambúrguer de picanha, preparado pelas mãos de fadas das chefs Marcela e Pequena. Enquanto eu esperava meu hambúrguer, fiquei batendo papo com as sempre simpáticas atendentes do restaurante Ana Paula, Fabi e Yvi.
A foto foi tirada com o celular, não sei se ficou boa. Mais o hambúrguer meus amigos.... É divino....Vale muito a pena saborear e se deliciar...

Hambúrguer de picanha Restaurante Bardolino

Arroz de Barro


Olá, hoje vou postar a historinha e a primeira receita das aventuras culinárias da Kakau.
Eu estava querendo cozinhar algo mais rústico, então decidi fazer um arroz com costelinha suína na panela de barro.
Pedi a meu marido Ewaldo, para passar no melhor açougue de Ubatuba o Irmãos Ribeiro dos meus queridos amigos Nilo e Ilma, para buscar minha costelinha. Liguei para minha fiel escudeira e cobaia numero dois, já que o numero um é o Ewaldo, Wania Agostini e a convidei, para mais essa aventura de sabores em minha casa.
O que não podia faltar era um bom vinho que harmonizasse com meu prato. Passei no Sabor e Vinho e meu amigo Carlos me indicou um tinto Australiano de nome Wester Point, safra 2009, que por sinal é maravilhoso e combinou perfeitamente com meu “Arroz de Barro”, este é o nome que após postar as fotos no facebook e pedir a opinião de meus amigos, a sempre simpática escritora Silmara Retti sugeriu. Então, está batizado meu prato, que é demorado, levou quase duas horas para ser preparado, em quanto isso o vinho e a boa conversa foram nossas companhias.
Chega de histórias e vamos à receita.


“Arroz de Barro”



Arroz de Barro


Rendimento:
10 porções

Tempo de preparo 
2 horas

Ingredientes:


  • 1 kilo de costelinha suína cortadas em 4 cm(já peça para cortar no açougue)
  • 300 gr de arroz lavado e escorrido
  • 800 ml de água fervendo
  • 1 maço de salsinha e cebolinha cortadas bem pequenas
  • 1 calabresa cortada em cubos
  • 4 linguiças toscanas sem pele cortada em cubos
  • 50gr de bacon cortado em cubinhos
  • 6 tomates cortados em cubos
  • 6 dentes de alho cortados bem pequenos
  • 1 tablete de caldo de bacon
  • 100 gr de bacon cortados em cubos
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 cebolas grandes raladas.
  • 4 colheres de azeite
  • 50 gr de queijo minas ralado, para decorar o seu prato.


Modo de fazer:

Abra o vinho o coloque na taça e comece a beber rsrsrs...
Em uma frigideira frite a linguiça a calabresa e o bacon, escorra o óleo e reserve.
Coloque o azeite na panela de barro, em seguida coloque a costelinha, frite até ficar bem dourada, em seguida escorra o óleo que se forma na panela e jogue fora. Acrescente a cebola e a deixa dourar, quando ela estiver dourada acrescentar o alho, em seguida coloque os tomates e o arroz, vá mexendo para frita-los um pouco, coloque a água fervendo aos poucos o caldo de bacon, a salsinha, cebolinha, pimenta do reino, sal e as linguiças e bacon reservados. Feche a panela de deixe cozinhas, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para não grudar. Espere secar e sirva bem quente com queijo minas ralado e cebolinha por cima do prato.
Ai meus amigos é comer e ir dormir.....

Depois posto a minha aventura com a picanha ao molho de mostarda...
Um beijo a todos e espero que gostem...

Arroz de Barro