terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Filé mignon rôté com molho roquefort e batata gratinada, um prato rápido, fácil e chiquérrimo...


E o Carnaval acabou... Então, voltamos a ativa...
Hoje irei falar sobre o Filé mignon rôté, que preparei antes do carnaval e devido a festa não consegui postar.
Para minha querida amiga Débora Moassab, que me cobrou a receita.
Resolvi ir para a cozinha preparar um filé mignon, então fui para a net pesquisar alguma receita, para ter base e dar meu toc.
Me aventurei então com o “Filé mignon rôté com molho roquefort e batata gratinada”, um prato super fácil, rápido e chiquérrimo. E claro não tem como ficar ruim, já que a base é filé mignon, roquefort e batata (rs...).
E claro, não posso deixar de mais uma vez citar meu amigo Carlos do Sabor e Vinho, que indicou para esse prato o vinho tinto português Ciconia, que sem sombra de dúvidas harmonizou perfeitamente com o prato.

Vamos à receita:

Filé mignon rôté com molho roquefort e batata gratinada


Vinho Português Ciconia

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 4 porções

Batata gratinada

Ingredientes:
  • 1 kg de batata
  • 20 g de manteiga
  • 1 litro de creme de leite
  • Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto.

Molho Roquefort

Ingredientes:

  • 600 ml de creme de leite
  • 200 g de queijo roquefort picado
  • Carne
  • Ingredientes:
  • 4 medalhões de filé mignon (200 g cada um)
  • 30 g de manteiga

 Modo de fazer:

Batatas gratinadas:

Com a manteiga, unte uma forma de 30 cm de espessura e 20 cm de largura. Descasque as batatas e corte-as em laminas. Regue o fundo da forma com um pouco de creme de leite e coloque uma camada de batatas. Distribua por cima, o sal, a pimenta, a noz-moscada e o creme de leite até cobrir as batatas. Coloque mais uma camada de batatas e repita o processo até esgotarem os ingredientes (são creca de 3 camadas). Leve ao forno por 30 a 40 minutos. Verifique se as batatas estão macias. Se estiverem, espere secar o excesso de creme de leite e deixe dourar.

OBS: Eu optei por misturar o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz moscada em uma tigela, antes de colocar nas batatas.

Filé Mignon:
Numa frigideira, aqueça bem a manteiga. Junte os medalhões e frite-os em fogo médio, até atingir o ponto necessário.

Molho Roquefort:
Numa panela pequena, coloque o creme de leite e o queijo. Leve ao fogo baixo e bata lentamente até derreter o queijo. Não pare de bater para o queijo não grudar no fundo. Assim que ferver, deixe reduzir até dar a consistência de molho. Distribua o molho nos pratos, complete com a carne e sirva com as batatas. Decore com tomatinhos fritos.

Bom apetite, agora é só se deliciar e impressionar seus convidados!!!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Brochete de Mignon do Restaurante Bardolino, simplesmente DIVINO.



Olá, hoje irei falar sobre um dos meus restaurantes preferidos o Bardolino dos meus queridos amigos Lino e Marilia Chiappetta.
O premiado restaurante conta com um diversificado e saboroso cardápio, e ao contrario do que algumas pessoas pensam não é caro, um bom exemplo é o filé mignon a parmegiana, para quatro pessoas comerem muito bem, além de delicioso o prato custa R$82,00, ou seja, 20,50 por pessoa, se você for a um restaurante à kilo com certeza gastará mais, e não comerá filé mignon, nem muito menos esse prato, que dá vontade de ajoelhar quando degustado, de tão maravilhoso que é.
O filé a parmegiana e o brochete de mignon, são meus favoritos do cardápio.
Sem contar o chopp Brahma, que por vários anos consecutivos recebe o premio como o melhor do Litoral Paulista.
No domingo eu e o Ewaldo fomos até o Bardolino nos deliciar com o Brochete de mignon, de entrada comemos o couvert de azeitonas temperadas, queijo roquefort, manteiga e pão italiano, tudo acompanhado é claro, do melhor chopp, em seguida, mais uma vez pude me fartar e ter o prazer de saborear o brochete de mignon, que é servido no prato, são dois medalhões de mignon envolvidos no bacon, com tomatinhos e cebolinhas, arroz com farofa e a tradicional batata frita do Restaurante.
Para os que ainda não tiveram o prazer de conhecer as maravilhas servidas no Restaurante Bardolino, faço questão de indicar, que tenho certeza que assim como eu irão amar.

Restaurante Bardolino  
“O melhor da culinária paulistana em Ubatuba”.
Rua Dr. Esteves da Silva, 18, centro. Tel. 3832-1733
Abaixo as fotos dos pratos e do chopp
A entrada


O Chopp


Brochete de Mignon


Brochete de Mignon




sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Restaurante Francisco um jantar inesquecível 


Fachada da casa 
Ontem a convite dos queridos Tato e Sueli, proprietários do Restaurante Francisco, eu e Ewaldo fomos mais uma vez jantar nesta casa, que é linda e muito bem montada, com uma decoração rústica, elegante e aconchegante. E a comida meus amigos, é dos deuses!!!
Chegando, fomos recepcionados pelo sempre simpático Tato e pelo gentil e competente garçom Vanderlei.
De entrada comemos um pão australiano divino com manteiga de ervas e maionese de alho, seguido por uma deliciosa Salada Primavera (mix de folhas, morango, nozes, queijo brie e aceto balsâmico caramelizado), para acompanhar nada melhor do que um vinho, então, optamos pelo italiano Boccantino, que harmonizou perfeitamente, tanto com o meu prato, quanto o do Ewaldo.
Após a salada vieram os pratos principais, o Ewaldo optou pelo “Medalhão de Mignon ao Povre” e ficou se deliciando. Eu tive o grande prazer de saborear o “Steak de mignon na crosta de mostarda Dijon com risoto de castanhas com mel”. Gente... vocês não têm ideia deste prato, é simplesmente dos deuses!!! Sabe quando você come e sente a felicidade entrando pela sua boca junto com a comida? Foi isso que senti, um sabor indescritível junto a uma sensação de bem estar fantástica.
Então não posso deixar de citar o nome dos responsáveis por essa felicidade gastronômica, são eles os Chef’s Jessé Ferreira e Bruno Stachov.
Essa é mais uma de minhas aventuras culinárias e faço questão de indicar a todos vocês o divino restaurante Francisco a única risoteria de Ubatuba.
Rua Milton de Holanda Maia, 160, Itaguá (rua lateral ao Shopping Porto Itaguá). Tel. 3833-6854

Abaixo, estão as fotos da sequencia dos pratos

Pão australiano divino com manteiga de ervas e maionese de alho

Salada Primavera


Vinho  tinto italiano Boccantino

Steak de mignon na crosta de mostarda Dijon com risoto de castanhas com mel

Medalhão de Mignon ao Povre